O planejamento sucessório é um instrumento jurídico tradicional, tendo se firmado como uma ferramenta importante na partilha pacífica de bens e direitos hereditários.
Não é nenhuma novidade que herdeiros travam verdadeiras batalhas jurídicas, no bojo de inventários, não raro trazendo para o processo um verdadeiro “acerto de contas” não apenas patrimonial, mas principalmente pessoal.
Esses embates por vezes, travados por anos, arruínam o patrimônio da família, quer seja pelo abandono do bem litigioso, sua fragmentação entre as partes ou mesmo o não pagamento de impostos no prazo, que acaba por sofrer a incidência de multa e juros.
A modalidade Planejamento Sucessório, muito utilizada por aqueles cientes dos conflitos familiares e preocupados com a perenidade do negócio familiar, há muito lançam mão do Planejamento Sucessório.
A perenidade do negócio da família, a preservação da empresa e a tranquilidade familiar após o falecimento de um ente querido ficam assim garantidas.
Que não fosse isso, diversos são os benefícios do planejamento sucessório: Redução de conflitos; redução da carga tributária, incidente sobre o patrimônio; proteção do patrimônio de credores e dívidas, garantindo a sua continuidade; manutenção da empresa: a descentralização do controlador; tranquilidade familiar:
Em síntese, o planejamento sucessório é uma importante ferramenta para garantir a manutenção do patrimônio da família enlutada, ao mesmo tempo que reduz conflitos familiares, garantindo assim, a tranquilidade da família em relação ao futuro.
Gostaria de saber mais, fale conosco.